quarta-feira, 21 de setembro de 2011


Câmara de Rio Branco vai aumentar número de vereadores


Depois de meses de discussão, a Câmara de Rio Branco resolveu aumentar o número de vereadores na Casa. A decisão foi tomada ontem durante uma reunião dos parlamentares, restando apenas resolver se o número sobe de 14 para 16 ou para 18. A votação em primeiro turno da proposta vai acontecer amanhã.
“Existem duas frentes de defesa na Casa. Uma defende o acréscimo para 16 e outra, para 18. O que temos certeza até o momento é de que o número atual (14) não permanecerá nem a quantidade subirá para mais de 18”, detalha o vereador Ricardo Araújo (PT), que, junto com a bancada de situação, defende o número 16.
A votação da matéria será feita em sessão extraordinária, como determina o Regimento Interno da Câmara. Depois da aprovação em primeiro turno, o projeto será votado uma segunda vez (segundo turno), sendo que essa consagração pode acontecer até dez dias após a primeira. O assunto, durante muito tempo gerou polêmica entre os edis.
O presidente da mesa diretora da Casa, Juracy Nogueira (PP), já havia se posicionado contra o aumento no número de vereadores, tendo em vista - entre outras questões - a dificuldade de administração financeira do orçamento. Os parlamentares estão cientes de que, mesmo aumentando o número de representantes na Câmara, o repasse do município não sofrerá aumento.
O orçamento atual do Legislativo da capital é de R$ 13 milhões, e representa uma média de 5% da arrecadação também anual do município. O aumento no número de parlamentares significa que haverá redução nos ganhos deles próprios, tendo em vista que o grupo já garantiu que não pretende reduzir gastos a partir do quadro de pessoal da Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário