terça-feira, 29 de novembro de 2011

Atirador da Noruega é insano e não pode ser culpado, diz promotoria



Anders Behring Breivik, à esquerda, é transportado em carro da polícia nesta segunda-feira (25) em Oslo, capital da Noruega (Foto: Reuters)
Anders Behring Breivik, à esquerda, é transportado em carro da polícia em Oslo, capital da Noruega (Foto: Reuters)

O norueguês Anders Behring Breivik estava doente quando matou 77 pessoas no dia 22 de julho e, portanto, não pode ser considerado penalmente responsável, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (29) pela promotoria.
"A conclusão é que ele é insano", disse o promotor Svein Holden. "Ele vive em seu próprio universo ilusório e seus pensamentos e atos são governados por esse universo."
Isso significa que o extremista de direita não deve ser condenado a uma pena de prisão, e sim que deve ser internado em um centro psiquiátrico, possivelmente até o final da vida.
"Se a conclusão final estabelecer que ele era irresponsável, ao término do processo solicitaremos ao tribunal que receba um tratamento mental obrigatório", disse a promotora Inga Bejer Engh, acrescentando que o tratamento pode ser "perpétuo".
Segundo os psiquiatras, Behring Breivik sofreria de "psicose", uma situação mental que teria alterado seu julgamento antes e no momento dos ataques.
O relatório de 240 páginas deve ser examinado por uma comissão médico-forense responsável por verificar se o réu cumpre todos os requisitos profissionais.
A última palavra sobre a responsabilidade penal de Behring Breivik vai ser do tribunal que, geralmente, segue as recomendações dos especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário