terça-feira, 22 de novembro de 2011

Exército do Egito confirma antecipação da eleição presidencial

Mohamed Hussein Tantawi, chefe da junta, disse que a renúncia do gabinete do premiê Essam Sharaf, pedida no domingo, foi aceita, par que seja formado um governo provisório de "união nacional".
Ele disse que o Exército estava "completamente pronto para entregar a responsabilidade imediatamente, e voltar à sua missão original de proteger a nação, se a nação quiser, via referendo popular, se necessário. Mas ele não especificou quando isso iria ocorrer.
Os militares confirmaram que as eleições presidenciais devem ocorrer até julho de 2012. No cronograma inicial, elas só ocorreriam no fim de 2012 ou começo de 2013.
Manifestantes carregam nesta terça-feira (22) corpo de colega morto durante protestos na Praça Tahrir, no Cairo (Foto: AP)Manifestantes carregam nesta terça-feira (22) corpo de colega morto durante protestos na Praça Tahrir, no Cairo (Foto: AP)

O acordo ocorre após quatro dias de violentos protestos nas ruas do Cairo e de outras cidades, e a uma semana primeiras eleições parlamentares livres no país após a queda da ditadura de Hosni Mubarak. A votação está confirmada para começar em 28 de novembro, segundo fontes presentes à reunião.
Milhares de pessoas voltaram a encarar as tropas, que reagiram com gás na emblemática Praça Tahrir, foco dos protestos que derrubaram Mubarak.
Desde sábado, pelo menos 36 pessoas morreram e 1.250 ficaram feridas nos confrontos.
O CFSA (junta militar) havia pedido um diálogo "urgente" depois que o governo civil pediu demissão em consequência da repressão dos últimos dias.
Os EUA pediram calma para todos os envolvidos da crise e apelaram para que as eleições, marcadas para começar na próxima segunda-feira, sejam mantidas. Líderes europeus fizeram apelos semelhantes.
Manifestante faz sinal da vitória durante protestos nesta terça-feira (22) no Cairo (Foto: AP)Manifestante faz sinal da vitória durante protestos nesta terça-feira (22) no Cairo (Foto: AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário