terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Vítimas de deslizamento são enterradas em Sapucaia, no RJ

Sepultamento em Jamapará (Foto: Carolina Lauriano/G1)Três vítimas do deslizamento no distrito de Jamapará, em Sapucaia, no Centro Sul Fluminense, foram sepultadas no início da tarde desta terça-feira (10). No caminho para o cemitério de Jamapará, mais de 200 pessoas se emocionaram ao passar em frente ao local do deslizamento.
O cemitério fica a 100 metros do local onde as vítimas foram encontradas. Os corpos enterrados são do casal Sérgio e Solange e do filho Thiago, todos da família Lemos Carvalho.
Avô e neta - Luís Carlos Nassif, de 40 anos, e Ana Maria Nassif Resende, de 3 anos - também foram enterrados no mesmo cemitério, por volta das 13h30.
Por volta das 10h45, voltou a chover na região. Até o início desta tarde, treze corpos foram encontrados sob os escombros.
De acordo com a Defesa Civil, há 198 desabrigados e 41 desalojados em Sapucaia. Todos foram encaminhados para um Ciep da região.
Enterro em Jamapará (Foto: Carolina Lauriano/G1)Abrigo em Fusca
Parentes das cinco pessoas que se abrigaram em um Fusca para se salvar do deslizamento em Jamapará acompanham as buscas.Luciano Vieira perdeu seisSegundo o lavrador José Juarez Carvalho Lopes, de 47 anos, um dos desaparecidos é seu irmão, Francisco Edézio Lopes, de 46 anos. Ele é funcionário da prefeitura de Sapucaia. Um outro irmão do lavrador, José Osnir Lopes, estava com a família, mas preferiu ficar dentro da casa e se salvou, já que o imovel nao foi atingido.
"Ele disse que todo mundo quis sair de casa, mas ele não quis entrar entrar no carro. Eu estive com o Francisco (que está soterrado) no sábado", contou.
De acordo com o lavrador, além de Francisco também estavam no carro Valdinéia, esposa do irmão, as duas filhas do casal, Francine, de 15 anos, e Vitória, de 7, e ainda um primo, Sebastião Lopes.
A caseira Maria Orzelina de Assis Lopes também é parente da família soterrada no Fusca. Ela é casada com um outro irmão de Francisco. "Meu marido está arrasado, não consegue nem vir aqui ver essa cena", disse ela.
Comoção
Nesta manhã, o número de parentes e amigos que acompanham as buscas aumentou. Emocionado, Luciano Vieira, que trabalha com reciclagem, não tirava os olhos dos escombros. "Perdi seis primos. Acharam três ontem e faltam mais três", contou."Não resta mais nenhuma esperança. Agora a gente só quer achar os corpos para acabar com essa agonia", completou.
Sobrevoo a pedido de Dilma
O ministro-interino da Defesa, comandante do Exército Enzo Martins Peri, e o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, sobrevoaram Sapucaia a pedido da presidente Dilma Rousseff. De acordo com Peri, ainda não foi definido o valor da indenização que será enviada ao município.

“Ontem tive uma conversa com a presidente, com todos os ministros e ela desenhou para gente verificar o trabalho que está sendo feito. Aqui (em Sapucaia) está sendo muito bem executado. Conversamos com o prefeito de Sapucaia para ver o que precisa de imediato. Viemos mostrar a presença do governo federal e mostrar solidariedade”, disse.
De acordo com Humberto Viana, mil cestas básicas serão disponibilizadas ao município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário